}

25 novembro 2014

Especial THG: Livro vs Filme com "A Esperança - Parte 1"



Finalmente chegamos à parte mais empolgante do nosso Especial e infelizmente ao último post. Vou confessar para vocês que estou ansiosa para contar tudo sobre o novo filme da trilogia "Jogos Vorazes"e já aviso que este post pode conter alguns spoilers *sorry not sorry*. Todos prontos? Vamos a nossa última batalha, tributos. E que a sorte esteja sempre ao seu favor! ;)


O Livro - 

   Escrito por Suzanne Collins, "A Esperança" é o terceiro e último livro da trilogia "Jogos Vorazes" e irá nos contar o desfecho da história de Katniss e Peeta. Como sempre, aqui está seu breve resumo: Panem está mergulhado em caos. Em "A Esperança" somos apresentados à uma Katniss visivelmente traumatizada, logo após ter sido resgatada durante o "Massacre Quaternário" e descobrir que o Distrito 12 não existe mais. Agora, os poucos moradores do 12 que sobreviveram estão vivendo sob os túneis do Distrito 13, sendo alimentados, medicados e treinados para enfrentar a batalha que é cada vez mais iminente em todos os lugares.
   Mesmo após todos os traumas que sofreu durante sua última passagem pela arena, a maior preocupação de Katniss é descobrir se Peeta, que ficou para trás quando os rebeldes a resgataram, ainda continua vivo. Mas é só depois de descobrir que ele não só está vivo, mas que também está sendo usado como arma pela Capital que Katniss concorda em se unir à presidente Coin, líder do distrito 13, e então se tornar o tordo, o símbolo da rebelião.
   A partir daí, Coin, Plutarch, Beetee e vários outros rebeldes começam a organizar os atos da revolução, que incluem mostrar Katniss ao povo de Panem e provar que ela continua viva e lutando contra a Capital. Assim, eles resolvem gravar vídeos que seriam transmitidos por todos os distritos e estimulariam a revolta do povo, mas o que eles não esperavam era ter de lidar com uma Katniss incapaz de atuar e assim acabam mandando-a para o campo de batalha.
   Lá, ela presencia toda a destruição, a dor e a morte causados pela Capital, o que proporciona as grandes imagens que o 13 queria, mas também faz nascer e o verdadeiro desejo de vingança em Katniss, que decide lutar com tudo o que possui para fazer justiça a todos que perderam suas vidas nas mãos da Capital. 
   Durante esse tempo, Peeta aparece mais algumas vezes em pronunciamentos da Capital, cada dia mais deteriorado e fraco, deixando Katniss à beira do desespero, até que certo dia, sem que ninguém suspeitasse, Coin anuncia que Gale e outros rebeldes estão em uma missão secreta, indo em direção à Capital, para libertar Peeta e os outros vitoriosos. A tensão de todo o 13 é grande, mas os rebeldes conseguem chegar à capital e ao edifício dos vitoriosos sem muitos problemas, até que sem aviso prévio as coisas começam a dar muito errado, Snow aparece em uma transmissão ao vivo, anuncia que sabe da invasão e todos os contatos com os rebeldes em missão são cortados.
   A noite passa sem que eles tenham nenhuma notícia dos soldados em missão, e Katniss está à beira de um surto quando Haymitch aparece e diz que eles estão de volta. Sem perder tempo, Katniss ruma em direção ao hospital onde se depara com Gale, levemente ferido mas bem, e é informada que Peetaa também está ali, vivo. O alívio que ela sente é quase libertador e ela se dirige à sala em que Peeta está sendo cuidado, é nesse momento em que seus olhos se encontram com reconhecimento, e antes que Katniss possa formar uma única palavra, Peeta a ataca e tenta matá-la enforcada.
  Sim, a partir daí a coisa vai ficar realmente séria para Katniss e Peeta, mas isso já é assunto para outro post, certo? hahaha



O Filme - 

   Sim, chegamos à parte em que eu estava ansiosa por falar. Confesso que estou cozinhando este post desde sábado passado, tentando me recuperar das emoções para poder contar a minha experiência para vocês, e eu só posso dizer: eu sofri! Depois de passar 2h30 dentro da sala de cinema, a sensação que eu tive ao sair era que o mundo não era mais o mesmo. Se há uma palavra que descreva "A Esperança - Parte 1", essa palavra é emoção! O filme todo é carregado de um drama e angustias que só quem já viu pode contar.
   Durante todo o filme eu estive com os olhos cheios de lágrimas, chegando a chorar de verdade em dois momentos, na explosão do hospital no distrito 8 e na última transmissão com o Peeta feita pela Capital. Além destes, houve também um dos momentos mais aguardados pelos tributos, quando Katniss canta "Árvore Forca", que ficou completamente sem graça na versão dublada, mas que me arrancou arrepios na original, na voz de Jennifer Lawrence.
   Agora vamos ao que realmente chamou a atenção no terceiro filme da trilogia: As interpretações! Sinceramente, é uma pena que filmes de ficção sejam tão ignorados pelo Oscar, pois as atuações de "A Esperança - Parte 1" deveriam ter esse brilhante reconhecimento. É claro que os maiores aplausos vão para JLaw, porque a mulher simplesmente foi perfeita! As emoções que ela passou, como ela conseguiu retratar toda a dor sofrida por Katniss, como ela trouxe para a tela o desespero, a angústia e a raiva que a personagem necessitava, tudo foi excepcionalmente maravilhoso.
   Em segundo lugar gostaria de dizer: Elizabeth Banks, você é incrível! Duvido que muitos tenham prestado atenção à Effie com tanta coisa acontecendo, mas eu realmente fiquei impressionada com o que Elizabeth conseguiu fazer com o personagem. Ela trouxe um drama tão diferente, tão puro e tão certo, que me desconsertou completamente. Elizabeth ultrapassou todas as expectativas e me fez amar Effie ainda mais.
   E eu realmente preciso mencionar Jena Malone, que já ocupou seu espaço maravilhosamente bem como Johanna Mason desde "Em Chamas" e que me deixou completamente atordoada nos únicos 5 segundos no qual aparece após ser resgatada da Capital, onde vinha sendo torturada. Juro que meu coração se partiu em mil pedaços quando ela apareceu na tela.
  Num resumo digo que fiquei muito contente com o quanto o filme foi fiel ao livro e sim, eu sei que a treta toda ficou para a continuação, mas não pude evitar ficar um pouco frustrada com o conjunto total da obra. E não me pergunte o que foi que faltou, pois eu não sei te dizer (mas arrisco que foi um pouquinho de romance). Enfim, a minha opinião é de que o filme é muito bom, muito bom mesmo e não decepcionou, mas deixou escapar alguma coisinha a mais, a cereja do bolo.





O Campeão - 

Acho que aqui já não é dúvida para ninguém, mas vamos ao vencedor da última batalha "Especial THG". E o grande campeão é: O LIVRO. Estava na cara, né? Como eu já expliquei anteriormente, sim, eu amei o filme! Foi tudo muito bem feito e me deixou completamente abalada, mas acho que o livro ainda foi mais especial.
   Assim como aconteceu na adaptação de "Em Chamas", "A Esperança - Parte 1" me fez ver coisas que eu não conseguia imaginar apenas no livro, como por exemplo Katniss cantando "Árvore Forca", e isso pesa muito no filme, mas o livro ainda me prendeu mais pelos detalhes. Eu acho que o fato de saber o que Katniss está pensando o tempo todo é um dos fatores que jogam a favor do livro, coisa que não é possível no filme.
   Enfim, agora o que resta é contar os dias para a estréia de "A Esperança - Parte 2", que é onde a treta vai realmente rolar solta! 


PLACAR FINAL
LIVROS: 2
FILMES: 1 

E você ainda precisa de outro motivo para deixar de preguiça e começar a ler esses livros agora? Acho que não né!  hahaha

ACABOU PESSOAL! Chegou ao fim o primeiro "Especial" do Duas Xícaras de Ilusão. O que você achou dos posts? E "A Esperança - Parte 1", já foi assistir? Conta tudo, eu vou adorar saber o que achou! ;)  
   

2 comentários:

  1. Estou aqui, apenas ansiosa pra segunda parte... Além das atrizes que você falou, a Julianne Moore lacrou também né?! Mas ela nem precisa de comentários haahahha. Adorei o post, está completíssimo! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvidei um pouco quando escolheram Julianne Morre para viver Coin, mas paguei a língua. Ela foi perfeita para o papel! "A Esperança - Parte 2" vem que te queremos muito <3 hahaha
      Que bom que gostou *-*

      Excluir