}

19 outubro 2014

Pura Brasilidade: Filmes Nacionais

E ai, queridos! Trago hoje para vocês uma Tag que vai estar bem presente no Blog, pois tenho vontade de escrever sobre ela há muito tempo. Todos os posts listados em "Pura Brasilidade" vão falar de coisas tipicamente brasileiras, que dão toda a cara e o charme ao nosso país tropical.
Para o primeiro post resolvi falar de Filmes Nacionais, que por muito tempo eu rejeitei bastante, mas que hoje em dia sei apreciar e entender melhor. Aqui vou listar alguns de meus filmes favoritos, junto de uma pequena sinopse e indicar só coisas boas para vocês!



1- O Homem do Futuro


Estrelado por Wagner Moura e Alinne Moraes, esse filme se tornou o meu favorito desde quando eu o assisti pela primeira vez. Numa mistura brilhante de ficção científica e comédia romântica, essa produção foge dos padrões de qualquer filme nacional que eu já tenha assistido. Lançado em 2011, o filme conta a história de João "Zero", um gênio da física que trabalha arduamente na criação de uma máquina capaz de produzir energia sustentável para todo o mundo. Mesmo tendo uma vida estável, João se lamenta há 20 anos por uma noite em que tudo deu errado e ele acabou perdendo o amor de sua vida. Quando seu projeto entra em crise, João tenta ativar sua máquina e provar que seu experimento funciona enquanto relembra todos os fatos daquela fatídica noite. Acontece que alguma coisa sai errado e ele se vê viajando no tempo para aquela mesma noite, tendo a oportunidade de mudar o passado e transformar a sua vida. É um filme sensacional, com um ótimo roteiro e efeitos bem agradáveis aos olhos, além de ter Wagner Moura cantando "Tempo Perdido" e "Creep". Se você não conhece, assista!


2 - Lisbela e o Prisioneiro

Me lembro de assistir esse filme desde sempre, em várias sessões da tarde e acho que foi o primeiro filme nacional que eu realmente gostei. Aposto que todo mundo já conhece um pouquinho desse filme, da menina que sonha com os galãs do cinema americano mas acaba de apaixonando pelo malandro Leléu. O filme é de 2003, mas nem parece! Se você nunca assistiu, não sabe o que tá perdendo! *Peço desculpas pela qualidade do vídeo, não achei nenhum melhor :/


3 - Minha mãe é uma peça


Este ficou bem conhecido nos últimos tempos dada a genialidade do humor de Paulo Gustavo. Essa comédia é de tirar o fôlego de tanto rir. É um filme leve, que dá pra ver com a família inteira e que faz muito bem o tipo de humor brasileiro. Se você ainda não viu, aproveita essa tarde preguiçosa de domingo e vem dar umas risadas com a Dona Hermínia.
Extras: Para não ficar apenas nas comédias, vou indicar outras nacionais que eu amo como bônus! Assistam também "Trair e coçar é só começar", "De pernas para o ar" e "Meu passado me condena".




4 - Central do Brasil



Eu sei que esse vai parecer bem clichê, mas como não se emocionar nesse filme? É uma das obras mais geniais do Brasil e traz a incomparável Fernanda Montenegro em uma de suas melhores atuações! Para aqueles que não fazem ideia do que se trata, esse filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma senhora que trabalha na estação de trens Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Sempre sozinha, Dora leva sua vida simples sem ter que preocupar com ninguém, até que seu caminho e o do pequeno Josué se cruzam, quando o pequeno menino perde sua mãe em um acidente. Desamparado na cidade grande, Josué vai até Dora em busca de ajuda e assim eles partem em uma emocionante jornada em busca de conhecimento e felicidade.
Extra: Para não listar outro clássico, gostaria de citar também "O Auto da Compadecida", outro brasileiro digno de homenagem. Se você por algum motivo que eu desconheço não viu estes dois patrimônios nacionais, sinta-se intimado a fazê-lo! hahaha


5 - Saneamento Básico



Para terminar essa pequena lista, escolhi um filme que eu realmente acho intrigante. "Saneamento Básico" traz um roteiro completamente inusitado e te faz pensar no modo como o nosso país funciona. A história toda gira em torno na pequena vila de Linha Cristal e seus moradores que necessitam urgentemente de uma fossa para tratamento de esgoto e quando fazem o pedido à sub-prefeitura, são informados de que não há verbas para isso. Sem saber o que fazer, os moradores se juntam e descobrem que há uma verba de R$10 mil para a produção de um filme e se não for usado, será devolvido ao Governo. Assim, eles decidem produzir o filme e utilizar a verba para construir a fossa, mas esse projeto vai ser mais difícil do que eles imaginavam. Uma ótima comédia com fundo social, mas que não deixa de nos fazer dar boas gargalhadas.

Filmes que eu ainda não vi, mas quero ver e indico para vocês:


                                                                                                                                                               



E então, gostaram da tag "Pura Brasilidade"? Comenta aí o que achou do post. Aproveita e toma um gole dessa água de coco, que essa quentura tá de matar!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário